Cursos Agendados

2ª EQOF- Escola de Química Orgânica Fundamental- UFRJ

29 a 31 de Julho de 2019

Homenagem:  Prof. Angelo da Cunha Pinto
 

A 1ª Escola de Química Orgânica Fundamental (1ª EQOF), realizada em julho de 2017, teve como objetivo discutir temas de importância para a formação acadêmica de graduandos e pós-graduandos interessados em Química Orgânica, Química Medicinal, Química de Produtos Naturais e Farmácia. Em todos os assuntos abordados nessa primeira escola optamos pela consolidação dos conhecimentos de estrutura e reatividade química e oferecemos informações adicionais de forma a colocar em discussão, de forma didática, aspectos mais avançados dos temas selecionados. O sucesso desta iniciativa, que contou com a participação de mais de 100 alunos entre graduandos e pós-graduandos e 15 professores, nos levou à organização desta segunda escola.

A 2ª EQOF será dividida em dois mini-cursos. O primeiro terá como base o livro “Substâncias Carboniladas e Derivados” cuja segunda edição foi recém-lançada pela EditSBQ durante a reunião anual da SBQ, em Joinville, em maio de 2019. Serão discutidas, sempre que possível de forma comparativa, a estrutura e as reações de aldeídos, cetonas, iminas e nitrilas (Cap. 1), ácidos carboxílicos, ésteres, amidas e outros derivados (Cap. 2) e substâncias onde estes grupos funcionais estão conjugados a ligações duplas ou triplas (Cap. 3). A reatividade química será analisada de forma didática com base na Teoria da Ligação de Valência e na Teoria do Orbital Molecular, mostrando as principais diferenças entre estas concepções que, no entanto levam a conclusões convergentes.

A comparação entre reações que ocorrem no metabolismo de seres vivos com reações realizadas no laboratório será colocada em evidência, em vários momentos.

Diferentes abordagens para a obtenção de substâncias quirais em suas formas enantiomericamente enriquecidas serão discutidas, com ênfase especial para a catálise assimétrica usando complexos metálicos e a organocatálise assimétrica.

Neste curso, de 12h de duração, contaremos a participação do Prof. Ronaldo A. Pilli (UNICAMP), que seguramente encontra-se entre os melhores professores e os maiores químicos orgânicos brasileiros, e com quem os co-autores do livro mencionado acima, eu e o Prof. Sergio Pinheiro, tivemos a honra de trabalhar.

O segundo curso terá como base o livro “Ácidos e Bases em Química Orgânica”, cuja segunda edição encontra-se em elaboração. Nesse curso serão revisitados os conceitos básicos de Físico-Química Orgânica ligados às reações ácido-base e discutidos os principais grupos de ácidos e bases orgânicas.

O efeito do substituinte sobre a acidez e basicidade será abordado de forma quantitativa através da Equação de Hammett e suas variantes. Serão discutidas as propriedades ácidas ou básicas intrínsecas dessas substâncias através de dados de dissociação em fase gasosa e dados de orbitais de fronteira obtidos por química computacional. O papel do solvente será discutido em exemplos selecionados.

Finalmente, uma análise sobre ácidos e bases duros e moles baseada na teoria de Pearson será apresentada, assim como as suas implicações na reatividade química.

Se você usa ou usou a 1ª edição (esgotada) poderá conhecer as principais mudanças que estão sendo gestadas para a segunda edição no curso que será ministrado pelo Prof. Pierre M. Esteves e pelo Prof. Vitor F. Ferreira, co-autores do livro mencionado.

Se você quer aprimorar ou revisitar os seus conhecimentos em Química Orgânica, não perca esta oportunidade.

Finalmente, dedico postumamente uma homenagem ao amigo de longa data, Prof. Angelo da Cunha Pinto, dando o seu nome a escola que organizamos. Com ele participei da organização de mini-cursos (com convidados de fora do Rio) e dos cursos ambulantes gratuitos, que oferecemos no Colégio Pedro II, na Escola Técnica Federal, no conselho de Farmácia e no Cenpes, entre meados dos anos 1970 e início dos anos 1980. Estou certo que ele apreciaria a EQOF.

Até o dia 29 de julho.

Saudações universitárias.

Prof. Paulo Costa

PS - Contamos para a realização deste evento com o apoio da Decania do Centro de Ciências da Saúde, que nos cedeu o auditório onde se realizará o evento e os recursos audivisuais. Agradecemos a UFRJ, IPPN, CCS, SBQ-RJ e INCT-Inofar, pelo acolhimento apoio e divulgação.

Trabalhamos sem nenhum financiamento. O Prof. Ronaldo Pilli, nosso convidado especial, custeará as suas despesas de transporte de Campinas ao Rio de Janeiro com a taxa de bancada de sua bolsa de pesquisador do CNPq. Desta forma, cobramos uma taxa de inscrição exclusivamente para fazer face às despesas com os coffee break e pequenas despesas administrativas. Contamos com a sua compreensão.

Aos que desejarem adquirir o livro “Substâncias Carboniladas e Derivados - 2ª Edição”, foram mantidos excepcionalmente os preços de lançamento, os quais serão majorados a partir de 1 de julho.

Objetivos
- Promover encontros periódicos para a discussão de tópicos essenciais à compreensão da Química Orgânica em termos de mecanismos de reação.
- Destacar a sua relação como disciplina básica nas áreas de produção de novos materiais e novas substâncias bioativas (Síntese Orgânica e Química Medicinal).
- Discutir as interações entre micro e macromoléculas (Química Supramolecular e Química Medicinal).
Estratégia
- Os tópicos selecionados em cada edição da EQOF serão abordados a partir do nível básico, em mini-cursos de 5h de duração, de forma a possibilitar a sua clara compreensão aos estudantes de graduação.

Ao longo de cada mini-curso as discussões evoluirão para um nível médio de complexidade (adequado para estudantes de PG e instigantes para alunos de graduação). Trataremos os tópicos de forma didática, o que pode interessar a professores de Química Orgânica e áreas afins, que desejem fazer uma reciclagem de conhecimentos.

© 2019.by Substâncias Carboniladas

Inscreva-se para receber Novidades e promoções
  • Black Facebook Icon
  • Black Instagram Icon
0