Apresentação 2ª Edição - 2019

Os objetivos deste admirável livro já foram descritos nos Prefácios e Apresentações, tanto da Primeira como da Segunda Edição. Assim, vou poupar o leitor de os repetir, preferindo concentrar atenção nas mudanças construtivas e didáticas detectadas, que tornam a nova edição ainda mais valiosa para os estudantes, seus professores, e para profissionais que visam se atualizar nos fundamentos de uma parte importante da Química Orgânica.

Uma boa parte do texto anterior foi retido, mas este foi atualizado e reorganizado de modo que há um vinculo íntimo entre o tema sendo introduzido e as figuras, localizadas sempre o mais perto possível. As figuras, atualizadas e bem mais detalhadas do que na Primeira Edição, agora são enumeradas e encaixadas, o que facilita a transmissão e assimilação de informações e conceitos introduzidos no texto. O projeto gráfico é claro, bonito e atrativo, de tamanho ótimo e utiliza cores para chamar a atenção do leitor à parte essencial tratada no texto. Como o número de figuras é impressionante, o estudante pode usá-las para uma rápida revisão do conteúdo, processo muito mais eficiente do que retornar, sem necessidade, ao texto escrito.

A introdução (Prólogo) do livro foi reformulada e visa, com sucesso, antecipar as propriedades e reatividades das substâncias carboniladas em poucas páginas. O início do primeiro capítulo foi modificado substancialmente, retirando conteúdo que o aluno já deve dominar ou que são “chatos”, como nomenclatura e tabelas de certas propriedades físicas. Com isso, os autores abrem espaço para desenvolver conceitos realmente importantes que possam explicar a reatividade dos grupos funcionais em estudado, diminuindo assim consideravelmente a tendência dos alunos de optar pela memorização do conteúdo.  

Os conceitos de ácido/base e nucleofilicidade/eletrofilicidade são utilizados intensivamente e devem permitir ao aluno perceber que as reatividades químicas dos grupos funcionais em estudo podem ser previstas, até em contexto competitivo de quimiosseletividade. Há também um cuidado especial com a éstereoquímica nas reações de condensação, adição e redução de modo que quando uma transformação é desenhada na figura, o texto esclareça se este resulta em um produto racêmico, enantio- ou diastereomérico. 

Passados dezesseis anos da primeira edição, os autores realizaram um excelente trabalho de atualizações e modificações no texto e matéria gráfica da edição anterior (já exemplar) de modo que podemos prever que a nova edição vai ser consagrada nas instituições nacionais e da América Latina. Como não existe nenhum outro livro didático, até em inglês, que focalize exclusivamente as substâncias carboniladas, acreditamos que a nova edição vai servir como paradigma para o ensino de Química Orgânica universal, merecendo ser traduzida em outras línguas.

Peter Bakuzis

Professor Emérito da Universidade Nacional de Brasília

2019

" 

"

© 2019.by Substâncias Carboniladas

Inscreva-se para receber Novidades e promoções
  • Black Facebook Icon
  • Black Instagram Icon
0